Podemos considerar 2011 o ano que marcou definitivamente o crescimento do mercado mobile. A Canalys revelou em seu relatório que em 2011 pela primeira vez a remessa anual de smartphones superou a de PCs, com um crescimento nas vendas de 62,7% em relação ao ano de 2010. Na categoria PCs estão inclusos pads, netbooks, notebooks e desktops.

Outro dado surpreendente foi o grande aumento da demanda por tablets, cujas vendas aumentaram 274,2% em relação a 2010. Em compensação, a venda de netbooks foi a que mais sofreu baixas, tendo uma queda nas vendas de 25,3%, perdendo uma fatia significativa do mercado principalmente em favor dos tablets.

De acordo com Chris Jones, analista da Canalys, esse é um marco muito significativo. Em poucos anos os smartphones deixaram de ser um produto de nicho e conquistaram proporções massificas do mercado tecnológico. Na visão de Chris Jones, o que ocasionou isso foi a grande disponibilidade de smartphones a preços acessíveis e o aumento do interesse das pessoas em consumir conteúdo online, se engajando com aplicativos e serviços mobile.

Em 2012 Chris espera que a demanda continue crescendo porém em um ritmo menor. Isso se deve ao fato de as empresas começarem a rever o seu planejamento, reavaliando seus custos e focando mais no lucro.

Até mesmo algumas empresas como Huawei, ZTE e LG que inicialmente focaram em preços competitivos agora procuram rever suas estratégias e almejam disputar o mercado de smartphones de igual para igual com empresas como Samsung e Apple.

Fonte: Canalyst