Rumores estão circulando a respeito de um novo tablet da Apple. Parece que a empresa não perdeu tempo e já pretende responder ao lançamento do Google Nexus 7 com um novo tablet para competir diretamente no mercado de tablets menores (ou criar um novo mercado?).

O iPad atual tem um display de 9,7 polegadas, característica que não muda desde 2010, enquanto que o display do Nexus 7 é de 7 polegadas. Fontes anônimas confirmam que o display do novo iPad deve ter menos de 8 polegadas. Há uma discussão se com esse lançamento a Apple visa competir com os tablets populares na categoria (Nexus 7 e Kindle Fire) ou quem sabe até mesmo criar uma nova categoria com os tablets de 8 polegadas, visto que há uma diferença considerável entre os tamanhos, confira abaixo.

No ano passado o iPad foi responsável por uma fatia de 62% do mercado de tablets no mundo de acordo com a IHS iSupply. Com o crescimento do mercado de tablets as preferências dos consumidores começam a variar e as opções com display menores e mais leves começam a parecer mais atraentes. Na contramão aparece o Surface da Microsoft com 10,6 polegadas e preço semelhante aos demais tablets de acordo com a Microsoft.

Analistas afirmam que com a chegada do “iPad Mini” o mercado de tablets pode se tornar extremamente competitivo, porém, tudo vai depender do preço. Pesquisas revelam que os consumidores estariam dispostos a comprar o novo tablet para funcionar como um e-reader e acessar conteúdo digital multimídia, porém na faixa de preço de US$200 a US$300, categoria já visada por Google e Amazon. Outra preocupação dos analistas é que o novo iPad fragmente o próprio mercado da Apple se os consumidores não observarem vantagens em ainda possuir o iPad convencional. A fragmentação da experiência da Apple inclusive já é uma preocupação dos desenvolvedores com o iOS 6.

O fato curioso e inesperado é que a produção do novo iPad deverá ocorrer na fábrica da Foxconn no Brasil, começando em Setembro. Essas informações passadas por uma fonte anônima da Foxconn na China também afirmou que a Apple pretende em Outubro já estar pronta para vender o novo produto. Outras características reveladas foram que o design deve ser ainda mais fino que o Nexus 7 e que o tablet vai oferecer uma variação com 3G.

Segue uma foto do que parece ser o molde do novo iPad: