A Cidade Maravilhosa, que já será a sede das Olimpíadas de 2016 e de diversos jogos importantes (inclusive a final) da Copa de 2014, pode ficar ainda mais alegre com esta notícia. A Microsoft anunciou que pretende investir 100 milhões de dólares ao longo dos próximos quatro anos na abertura do seu primeiro centro de tecnologia avançada no Brasil.

O novo centro será localizado na área portuária do Rio, conhecida por “Porto Maravilha” devido ao processo de revitalização que está passando. A Microsoft receberá o apoio do governo federal e da prefeitura, porém todo investimento partirá da empresa.

A decisão será anunciada amanhã durante uma cerimônia em Brasília, com a presença do Ministro da Educação Aloizio Mercadante e Marco Antônio Raupp, ministro de Inovação, Ciência e Tecnologia. Outro evento acontecerá no Rio de Janeiro, organizado pelo prefeito Eduardo Paes, no futuro local da nova sede da Microsoft.

Este novo centro no Rio é o quarto da Microsoft no mundo, os outros três estão localizados na Alemanha, Israel e Egito. A Microsoft já havia anunciado que iria iniciar a fabricação de Xbox 360 no Brasil para atender a demanda local. Porém com esse passo a Microsoft demonstra que vê o Brasil como mais do que apenas um mercado consumidor de seus produtos.

De acordo com autoridades brasileiras essa decisão da Microsoft deve criar uma tendência a ser seguida por pelo menos mais três empresas multinacionais de tecnologia, que devem abrir seus centros no Brasil até 2014.

Fonte: TNW