De acordo com uma nova pesquisa da companhia de segurança mobile Lookout, 5% dos apps gratuitos disponíveis nas app stores contém os famosos adwares.

O adware basicamente é um programa ou nesse caso parte do app que trabalha em prol de redes de publicidade agressivas, desrespeitando a privacidade dos usuários. Os adwares alteram as configurações do seu celular e acessam inescrupulosamente a sua lista de contatos com o objetivo de spam.

A Lookout estima que aplicativos móveis que violam a privacidade dessa maneira foram baixados pelo menos 80 milhões de vezes, principalmente em aparelhos Android.

Os desenvolvedores muitas vezes aderem a redes de publicidade nos seus apps sem ter consciência das consequências. As redes de publicidade que se utilizam desses meios incluem a LeadBolt, Moolah Media, Appenda e IZP e são mais comuns em aplicações de personalização, como mudar papel de parede do telefone.

Para ajudar os usuários a Lookout lançou um app para detecção desse tipo de malware. Agora a empresa busca criar uma regulação para combater esse tipo de prática nos apps.

Fonte: AllThingsD