Uma das métricas para avaliação de efetividade de publicidade é o eCPM (effective cost per thousand impressions). Outras métricas são o CPM (Custo por Mil Impressões), CPC (Custo por Clique) e CPA (Custo por Ação/Venda).

eCPM = rendimentos / impressões x 1000

E o maior eCPM da área mobile pertence à Apple: US $ 2,85; seguido pelo Android com US$ 2,10.

Essas informações foram reveladas num relatório da Opera: “Opera Software’s State of Mobile Advertising”, que extraiu informações de uma rede global de 35 bilhões de impressões de anúncios, que rendeu mais de US$ 400 milhões para os anunciantes em 2012.

As principais conclusões do relatório são:

  • O eCPM médio no iPhone é de US$ 2,85, seguido pelo Android em US$ 2,10 e o Windows Phone é o último com US$ 0,20.
  • A área de Negócios & Finanças é a que detêm a maior receita
  • O desempenho varia significativamente ao longo de períodos curtos de tempo, por isso os anunciantes devem usar várias redes de publicidade

 

Fontes: MobileEntertainment e Opera