A última versão beta do Google Chrome adiciona duas novas APIs que permitem que os desenvolvedores web façam algumas coisas interessantes. Eles podem criar aplicações web que usam o microfone ou a câmera do seu computador sem necessidade de um plugin adicional. Aplicativos também podem tirar proveito de controles de video games conectados ao seu PC.

Isto significa que podemos começar a ver mais aplicativos web que permitem bate-papos de áudio e vídeo, criação musical e outras ações que dependem de um microfone e câmera. Você não terá que instalar Flash, Java, ou qualquer outro plugin e pode escolher ativar ou não esse suporte antes de fazer uma chamada de vídeo através de uma página web.

Esta ferramenta é a chamada de getUserMedia API e o Google diz que vai ajudar a viabilizar o WebRTC, um novo protocolo para comunicações em tempo real usando tecnologias web, tais como HTML5 e JavaScript.

A API também pode ser usada com outras tecnologias web para aplicar efeitos, assim você pode rotacionar um vídeo ou aplicar filtros em tempo real.

A segunda API é a Gamepad Javascript, e como você pode presumir, ela permite que o navegador reconheça controles de video games. Isso permitirá que você conecte um gamepad USB ao seu PC e desfrute de jogos baseados em video games na web como se fosse um jogo nativo de desktop.

O Google tem uma lista de algumas aplicações web que já utilizam as vantagens dessa nova API.

Os novos recursos estarão disponíveis para todos assim que uma versão estável do Chrome 21 for lançada. Por enquanto você pode testá-los instalando o Chrome 21 beta.

Fonte: Liliputing