De acordo com Andy Rubin, Vice Presidente Sênior da divisão Mobile do Google, a cada dia são ativados mais de 900 mil smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Rubin disse que em 2011 a taxa estava em 500 mil ativações diárias, atingindo 700 mil em Dezembro.

O IDC afirma que o sistema operacional do Google estava em 59% de todos os smartphones comprados no primeiro trimestre deste ano, mais que o dobro dos 23% do iOS.

Análises da Asymco revelam que a taxa de crescimento nas ativações diárias vem se mantendo constante, isto é, a cada dia que passa o número de aparelhos com Android ativados cresce constantemente. Confira o gráfico abaixo:

Projetando o gráfico para o futuro, poderemos ver em Agosto uma taxa de ativação de 1 milhão de aparelhos com Android todos os dias e 1,5 milhão por dia no final de 2013.

Em outro gráfico podemos ver o número total de aparelhos Android ativados até o momento:

A previsão é que o número de aparelhos com Android deve cruzar a marca de um bilhão em Novembro de 2013.

Se levarmos em consideração a adoção dos sistemas operacionais o Android também sai na frente. O gráfico a seguir mostra o número cumulativo de aparelhos vendidos desde o lançamento do sistema operacional, em períodos de tempo divididos em trimestres.

Apesar desses dados surpreendentes sobre o Android o que mais preocupa principalmente os desenvolvedores é a fragmentação da plataforma. O sistema está constantemente se atualizando, porém a grande maioria dos aparelhos ainda rodam versões antigas.

Devido à adoção lenta por parte dos usuários às novas versões (na maioria das vezes culpa das operadoras) desenvolvedores relutam em usar recursos das novas versões com receio de ter seu aplicativo compatível apenas com uma minoria dos aparelhos Android no mercado.

Resta saber se essa tendência do Android em dominar o mercado de smartphones vai afetar de alguma maneira os usuários. Sistemas operacionas como Windows Phone e BlackBerry já estão tendo grande dificuldade para competir e agora com o anúncio do Firefox OS mais um entra na briga, vamos aguardar.