Apelidado de Firefox OS o novo sistema operacional da Mozilla será baseado nos padrões do HTML5. O sistema conta com o apoio de sete operadoras: Sprint, Telekom, Etisalat, Smart, Telecom Italia, Telefonica e Telenor. Cada uma delas irá endossar o novo sistema operacional open-source.

O Firefox OS usará como base o projeto Boot to Gecko, que permite aos aplicativos em HTML5 o acesso aos dispositivos de hardware do aparelho.

Gary Kovacs, CEO da Mozilla, disse num procnunciamento oficial da companhia: “A apresentação do sistema operacional mobile aberto dá continuidade à missão da Mozilla de promover a abertura, inovação e oportunidade na web para usuários e desenvolvedores. Como é esperado pela primeira vez que o número de usuários online ultrapasse a marca do bilhão nos próximos anos, é importante prover uma experiência de uso de smartphones convincente que todos possam usar. O grande número de operadoras e fabricantes que estão apoiando esse esforço vai trazer recursos adicionais e diversidade às nossas ofertas globais”.

Apesar do grande crescimento no interesse em torno do HTML5, principalmente por parte dos desenvolvedores, a Apple e o Google ainda limitam bastante o acesso de aplicativos HTML5 aos recursos do aparelho.

A Vivo da Telefonica vai ser a primeira operadora no mundo a lançar aparelhos com o Firefox OS em 2013.

Fonte: Knowyourcell