Pesquisas recentes das empresas Nielsen e Kantar mostram como está a participação dos sistemas operacionais mobile ao redor do mundo. Os resultados demonstram que o Google com o Android detêm mais da metade dos principais mercados ocidentais: Estados Unidos, Europa e Austrália. Em alguns países como Espanha o Android chega a ter 84% do mercado. Já na China, o Android esse ano deve estar em mais de 70% dos smartphones.

De acordo com a análise da Kantar, em todos os países a participação do Android cresceu em relação a Junho do ano passado, exceto nos Estados Unidos onde caiu de 57% para 50,2% em Junho deste ano.

A pesquisa da Nielsen que analisou apenas o mercado nos Estados Unidos no segundo trimestre (Q2) revelou um crescimento do Android de 1,4% em relação ao primeiro (Q1); crescimento de 50,4% para 51,8%.

A Apple porém, segue líder como fabricante no mercado norte americano, dominando 34% e seguida de longe por Samsung (17,5%) e HTC (17,4%). Mas a Samsung não está tão mal assim. No mercado chinês, o maior mercado de smartphones do mundo, a Samsung deve liderar as vendas em 2012.

A briga pela terceira posição no ranking de sistemas operacionais ainda segue acirrada entre a RIM com o BlackBerry e a Microsoft, que deve liberar o Windows Phone 8, considerado por especialistas uma plataforma promissora nos próximos anos. É esperar pra ver.

 

Fontes: KantarWorldPanel, Nielsen e  DailyWireless